Balance Scorecard
Benefícios, desafios e pitfalls
O Balanced Scorecard (BSC), no fundo não é nada mais do que uma ferramenta de comunicação. A partir dos anos noventa as empresas começaram a utilizar o Balanced Scorecard de modo a implementarem a sua estratégia. Mas a utilização do BSC não significa necessariamente sucesso para a empresa, de nada adianta a melhor estratégia se esta não for possível colocar em prática, assim para Robert Kaplan e David Norton (criadores do BSC, 1992), tornou-se necessário o desenvolvimento do BSC devido a um elevado índice de insucesso na implementação de estratégias. [1,3]
Inicialmente o BSC foi criado para implementação de estratégias em Unidades de Negócio de empresas privadas. No entanto devido ao seu sucesso (60% das empresas Fortune 500 utilizam BSC) na área privada, este modelo foi reutilizado por corporações, universidades, ONG’s e também entidades governamentais. Devido à grande utilização do BSC, por parte de tantas empresas e tipos de organizações, tornaram-se necessárias alterações ao nível conceptual (criação de novas perspectivas além das quatro iniciais, por exemplo a perspectiva ambiental), mesmo assim, de acordo com estudos realizados cerca de sessenta por cento dos casos fracassam. [3]
Um BSC completo deverá ser auto correctivo, ou seja, qualquer resultado que não esteja de acordo com as expectativas, são facilmente detectados e eventualmente corrigidos. [4]
De tempos em tempos, as empresas vão encontrar razões para conduzir uma análise ao seu BSC, no entanto isto não só deve ser limitado a momentos em que a necessidade é evidente. O clima empresarial é cada vez mais mutável e não deve haver nenhum dano feito ao instituir mudanças para scorecards estabelecida quando a situação o exige, tem de haver sempre uma mentalidade de mudança no seio da empresa. [3,4]
De modo a compreendermos melhor este método e os seus sucessos e insucessos iremos identificar os benefícios assim como os desafios e pitfalls na sua implementação.
Benefícios:
- Permite traduzir a visão corporativa em objectivos mensuráveis
- Ferramenta que se foca na estratégia a longo prazo e nos objectivos nas suas diferentes perspectivas (ver ilustração 1)
- Envolve toda a organização, na sua implementação
- Permite à empresa atingir o sucesso, integrando os seus recursos financeiros com os objectivos da estratégia.
- Alinhamento de indicadores de resultado com indicadores de tendência
Desafios:
- Envolve toda a organização, na sua implementação
- Comprometimento da alta administração (gestores de topo)
- Por em prática a estratégia proposta no BSC (“de nada adianta a melhor estratégia se esta não for possível colocar em prática”)
- Identificação e mensurabilidade dos indicadores e factores de negócio
- Aprendizagem e formação contínua, para todos os colaboradores da empresa
- As pessoas da empresa devem estar preparadas para a mudança
- Abandono das análises tradicionais da performance da empresa que começam pelo aspecto financeiro e acabam aí.
- Maior foco nos aspectos intangíveis do negócio que tem de ser bem sucedidos para gerar lucro à empresa.
- Todas estratégias e objectivos devem estar alinhados com a visão e estratégia corporativa.
- Identificação dos factores críticos para o sucesso de cada perspectiva do BSC
- Implantado sem a devida discussão da estratégia
- Deve haver uma grande comunicação e circulação das informações
- Dificuldade em monitorar as medidas não financeiras
- Dificuldade em estabelecer simultaneamente objectivos de curto e longo prazo
- Dificuldades no acesso e entendimento das informações
Pitfalls:
- A empresa não possui uma estratégia definida
- Confundir-se com a Estratégia
- Se não estiver baseado na estratégia, haverá o risco de subutilização
- Medidas Mal Projectadas
- Utilizado no Nível Organizacional Errado
- Não divulgação de alguns aspectos do BSC entre os gestores de topo e os colaboradores
- Desenvolvimento muito demorado e desactualizado
- Tratamento do BSC como projecto de uma única área da empresa
- Choques com outras ferramentas administrativas
- Falta de alinhamento com os sistemas existentes
- Amplitude inadequada do projecto
- Medidas definidas de forma diferente por toda a organização
- Relações de causa e efeito mal estabelecidas
- O BSC adquire um papel secundário nos casos de Fusões e Aquisições
A única maneira de as empresas serem bem sucedidas no ambiente actual de negócio é implementando a sua estratégia conseguindo se adaptar aos resultados e desafios, e estarem abertos à mudança. O truque está em traduzir a sua estratégia em acções, alinhando a sua organização com os objectivos estratégicos e comunicar aos seus colaboradores como é que eles contribuem para essa visão. A criação do seu mapa estratégico e o BSC nem sempre é fácil, existem como vimos acima vários desafios e pitfalls que é necessário ter em conta. O BSC não garante o sucesso mas é uma importante ferramenta para o atingir. [5]
Referências:
1. Gerkes&Associates, Inc - Consultants to Management, 2007, http://www.gerke.com/documents/balanced_scorecard_analysis_ops.pdf acedido em 05/12/2011
2.http://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_scorecard, acedido em 05/12/2011
3.Revista Produção – on line, Agosto de 2006, Universidade Federal de Santa Ctarina, www.producaoonline.org.br/index.php/rpo/article/download/284/360, acedido em 06/12/2011
4.Sam Miller, Components of BSC Analysis, http://ezinearticles.com/?Components-of-BSC-Analysis&id=1837033 acedido em 06/12/2011
5.Ron Person, Wiley (2008), Balanced Scorecards & Operational Dashboards with Microsoft Excel
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