quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Balance Scorecard - Benefícios, desafios e pitfalls

Balance Scorecard

Benefícios, desafios e pitfalls

O Balanced Scorecard (BSC), no fundo não é nada mais do que uma ferramenta de comunicação. A partir dos anos noventa as empresas começaram a utilizar o Balanced Scorecard de modo a implementarem a sua estratégia. Mas a utilização do BSC não significa necessariamente sucesso para a empresa, de nada adianta a melhor estratégia se esta não for possível colocar em prática, assim para Robert Kaplan e David Norton (criadores do BSC, 1992), tornou-se necessário o desenvolvimento do BSC devido a um elevado índice de insucesso na implementação de estratégias. [1,3]

Inicialmente o BSC foi criado para implementação de estratégias em Unidades de Negócio de empresas privadas. No entanto devido ao seu sucesso (60% das empresas Fortune 500 utilizam BSC) na área privada, este modelo foi reutilizado por corporações, universidades, ONG’s e também entidades governamentais. Devido à grande utilização do BSC, por parte de tantas empresas e tipos de organizações, tornaram-se necessárias alterações ao nível conceptual (criação de novas perspectivas além das quatro iniciais, por exemplo a perspectiva ambiental), mesmo assim, de acordo com estudos realizados cerca de sessenta por cento dos casos fracassam. [3]

Um BSC completo deverá ser auto correctivo, ou seja, qualquer resultado que não esteja de acordo com as expectativas, são facilmente detectados e eventualmente corrigidos. [4]

De tempos em tempos, as empresas vão encontrar razões para conduzir uma análise ao seu BSC, no entanto isto não só deve ser limitado a momentos em que a necessidade é evidente. O clima empresarial é cada vez mais mutável e não deve haver nenhum dano feito ao instituir mudanças para scorecards estabelecida quando a situação o exige, tem de haver sempre uma mentalidade de mudança no seio da empresa. [3,4]

Ilustração 1 Modelo do BSC (Kaplan e Norton, 1992) [2]

De modo a compreendermos melhor este método e os seus sucessos e insucessos iremos identificar os benefícios assim como os desafios e pitfalls na sua implementação.

Benefícios:

  • Permite traduzir a visão corporativa em objectivos mensuráveis
  • Ferramenta que se foca na estratégia a longo prazo e nos objectivos nas suas diferentes perspectivas (ver ilustração 1)
  • Envolve toda a organização, na sua implementação
  • Permite à empresa atingir o sucesso, integrando os seus recursos financeiros com os objectivos da estratégia.
  • Alinhamento de indicadores de resultado com indicadores de tendência


Desafios:
  • Envolve toda a organização, na sua implementação
  • Comprometimento da alta administração (gestores de topo)
  • Por em prática a estratégia proposta no BSC (“de nada adianta a melhor estratégia se esta não for possível colocar em prática”)
  • Identificação e mensurabilidade dos indicadores e factores de negócio
  • Aprendizagem e formação contínua, para todos os colaboradores da empresa
  • As pessoas da empresa devem estar preparadas para a mudança
  • Abandono das análises tradicionais da performance da empresa que começam pelo aspecto financeiro e acabam aí.
  • Maior foco nos aspectos intangíveis do negócio que tem de ser bem sucedidos para gerar lucro à empresa.
  • Todas estratégias e objectivos devem estar alinhados com a visão e estratégia corporativa.
  • Identificação dos factores críticos para o sucesso de cada perspectiva do BSC
  • Implantado sem a devida discussão da estratégia
  • Deve haver uma grande comunicação e circulação das informações
  • Dificuldade em monitorar as medidas não financeiras
  • Dificuldade em estabelecer simultaneamente objectivos de curto e longo prazo
  • Dificuldades no acesso e entendimento das informações

Pitfalls:

  • A empresa não possui uma estratégia definida
  • Confundir-se com a Estratégia
  • Se não estiver baseado na estratégia, haverá o risco de subutilização
  • Medidas Mal Projectadas
  • Utilizado no Nível Organizacional Errado
  • Não divulgação de alguns aspectos do BSC entre os gestores de topo e os colaboradores
  • Desenvolvimento muito demorado e desactualizado
  • Tratamento do BSC como projecto de uma única área da empresa
  • Choques com outras ferramentas administrativas
  • Falta de alinhamento com os sistemas existentes
  • Amplitude inadequada do projecto
  • Medidas definidas de forma diferente por toda a organização
  • Relações de causa e efeito mal estabelecidas
  • O BSC adquire um papel secundário nos casos de Fusões e Aquisições

A única maneira de as empresas serem bem sucedidas no ambiente actual de negócio é implementando a sua estratégia conseguindo se adaptar aos resultados e desafios, e estarem abertos à mudança. O truque está em traduzir a sua estratégia em acções, alinhando a sua organização com os objectivos estratégicos e comunicar aos seus colaboradores como é que eles contribuem para essa visão. A criação do seu mapa estratégico e o BSC nem sempre é fácil, existem como vimos acima vários desafios e pitfalls que é necessário ter em conta. O BSC não garante o sucesso mas é uma importante ferramenta para o atingir. [5]

Referências:

1. Gerkes&Associates, Inc - Consultants to Management, 2007, http://www.gerke.com/documents/balanced_scorecard_analysis_ops.pdf acedido em 05/12/2011

2.http://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_scorecard, acedido em 05/12/2011

3.Revista Produção – on line, Agosto de 2006, Universidade Federal de Santa Ctarina, www.producaoonline.org.br/index.php/rpo/article/download/284/360, acedido em 06/12/2011

4.Sam Miller, Components of BSC Analysis, http://ezinearticles.com/?Components-of-BSC-Analysis&id=1837033 acedido em 06/12/2011

5.Ron Person, Wiley (2008), Balanced Scorecards & Operational Dashboards with Microsoft Excel

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